As lideranças tanto das empresas como das organizações da sociedade civil se defrontam, hoje, com novos desafios e oportunidades e que exigem novas formas de pensar e que pedem a adoção de novos conceitos e práticas de gestão.
Para atender a estas necessidades, neste curso serão trabalhados os conceitos de competitividade empresarial, ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), valor compartilhado e estratégias para uma gestão sustentável.
Também será feita uma análise de mudança de conceito econômico da teoria do acionista (shareholder) para a teoria das partes interessadas (stakeholders).
Aula 1. Vantagem Competitiva: da competitividade ao posicionamento estratégico empresarial. Conceitos de Cadeia de Valor, produtividade e arranjos produtivos locais.
Aula 2. Teoria do shareholder x Teoria do stakeholder. Conceitos de ecossistema de negócio e sociedade.
Aula 3. O tripé da Sustentabilidade (Triple Bottom Line) e o Relatório de Brundtland
Aula 4. Governança Corporativa e sua importância para o desenvolvimento sustentável. Conceito de ESG.
Aula 5. Responsabilidade Social Corporativa: conceitos e práticas
Aula 6. Gestão de Valor Sustentável e tensões da sustentabilidade
Aula 7. Criação de Valor Compartilhado e suas críticas
Aula 8. Inovabilidade: Estudo de Caso – Valor Compartilhado
Aula 9. e Aula 10: Desafios e oportunidades do Valor Compartilhado. Aulas elaboradas pelos alunos como estudo de caso.
Uma rede de profissionais, de diferentes campos, apaixonados por uma causa: fortalecer a sociedade civil
Copyright 2024 © Instituto GESC – Todos os direitos são reservados